A todos aqueles que reproduzem os textos postados aqui, por favor, quando publicarem em outros blogs ou sites favor mencionar o nome do autor, e se possível nos informar para que tenhamos conhecimento e fazer uma parceria. qualquer dúvida ou sugestão mande um e-mail para pcefabi@hotmail.com. Paulo Cezar de Lima
English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pr. Bruno Skolimowski

Pr Bruno Skolimowski chegou em Curitiba a 19 de outubro de 1928, procedente de Petrópolis, Rio de Janeiro, quando sentiu a direção divina para levar a mensagem de poder ao povo do Estado do Paraná, não encontrado sequer um evangélico


pentecostal e estando, pois, sozinho. Compreendeu, no entanto, que Deus o dirigia para pregar o evangelho aos poloneses, na sua própria língua, em razão da grande colônia existente em Curitiba.


Em fins de março de 1929, trouxe toda a família e foi residir na rua Silva Jardim, mudando-se depois para a rua Ébano Pereira e mais tarde para a rua Visconde do Rio Branco, onde se encontrou com o

Pastor Erich Ostermoor, dirigente da Igreja Congregacional, o qual observou em Bruno um homem diferente dos outros e se chegou a ele, perguntando qual era sua ocupação e o que estava fazendo em Curitiba. Quando ele respondeu que era um evangelista enviado por Deus para pregar o evangelho aos curitibanos, foi logo convidado para assistir os cultos daquela igreja, onde teve a oportunidade de anunciar o batismo com o Espírito Santo, ocasião em que alguns rejeitaram a nova doutrina, mas com a aceitação de outros.

Começou a fazer reuniões de oração e sua casa, assistida por poloneses, alemães e ucranianos, pois além do polonês sua língua vernácula, ele falava muito bem Italiano, Ucraniano, Alemão e o Português. Assim, durante um ano inteiro, pregou o evangelho completo aos seus compatriotas dali e das demais colônias estabelecidas, com resultado satisfatório, quando em outubro de 1929, realizou-se o registro da igreja e iniciou-se o culto em português. Para aqueles que não compreendiam a língua nacional, realizava cultos aos domingos a tarde, na rua Trajano Reis.

Foi uma experiência admirável para o polonês Bruno ter na igreja pessoas de várias nacionalidades. Era uma família cosmopolita, na qual Deus levantou testemunhas cheias de zelo, que levaram a mensagem a outras pessoas.


Certo dia, quando o pastor Bruno passava pela Av. Iguaçu, numa quitanda, falou com a proprietária a respeito do Evangelho de Cristo. Tornando-se ela simpatizante do Evangelho, perguntou-lhe se poderia ceder sua casa para a realização de cultos, coisa que, ela concordou. Naquela casa , então, foi aberto mais um ponto de pregação do evangelho que salva.

Na mesma Semana Skolimowski dirigiu o primeiro culto, assistido por Perciliana Batista e seu esposo, Antonio Batista e seus filhos, Alcides Batista e Narcisa Batista. No segundo culto, estavam presentes os vizinhos Carlota e família, Pedro Cabral e esposa, Alzira e familia. Um dos primeiros milagres realizados na igreja, foi a cura de maravilha, toda a familia se converteu ao evangelho, exceto um genro, Pedro Molinoski, Pedro Pulkow, Miceslau Godzicoski e Angélica Godzicoski.

Em 1930, quando a igreja estava na rua Silva Jardim, aceitaram a Jesus as famílias Kromiek, Reikdal e Cota. Foi realizado também o primeiro casamento pelo Pastor Bruno, em Curitiba, do casal Érika Reikdal Amorim e Carlos Macedo Amorim. Ainda neste ano, chegou do Pará o evangélico Manoel Geronimo, que muito ajudou o Pastor Bruno.

Depois da Igreja ter passado pelas Avenidas Iguaçu e República Argentina, e pelas Ruas Bento Viana, Trajanos Reis, Marechal Floriano e Barão de Antonina, resolveram comprar um terreno na Av. Cândido de Abreu, 367, onde já havia um barracão que foi transformada em templo.


Nos dias 31 de maio a 7 de junho de 1936, a Assembléia de Deus de Curitiba realizou a Primeira convenção Estadual. Em 1937, realizou a Segunda convenção que reuniu representantes de Itararé SP, Jaguariaiva PR, Antonina PR, Paranaguá PR, Guaraquessaba PR e outras cidades.


No inicio de 1939, Bruno Skolimowski passou a direção da igreja para Pr. Clímaco Bueno, com mais de 200 membros em comunhão.


Após a realização do Jubileu de Prata da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Curitiba, em Novembro de 1954, o Pastor Bruno Skolimowski assumiu novamente a Direção da Assembléia de Deus em Curitiba, encontrando a igreja bem maior, um grupo de jovens desenvolvendo um trabalho maravilhoso de evangelização, sob a direção do estudante Airton Neubauer, que originou a abertura de novos pontos de pregação.

O pastor Bruno fez uma série de visitas às congregações e também igrejas existentes no interior do Estado, desenvolveu estudos bíblicos e reavivou os pontos doutrinários com peculiar zelo com as coisas de Deus, enquanto a igreja se recompunha de um pequeno grupo de dissidentes do ano de 1952.

Inaugurou um majestoso templo na rua Antonio de Alcântara Machado, 616, no bairro do Belém em São Paulo, na sua gestão a Assembléia de Deus passou a ser chamado de Assembléia de Deus Ministério do Belém.

Transferiu se para Santos, São Paulo, onde comemorou suas Bodas de Ouro em 7 de outubro de 1961, sendo recolhido por Deus à eterna morada, dois meses depois, no dia 20 de Dezembro de 1961.


AD Brasil

Sistema de Posições Legislativas de Curitiba

2 comentários:

Unknown disse...

Ola Paulo Cezar, aqui é Guilherme Alves Skolimovski de Aguilar. Sou tataraneto de Bruno skolimowski. Bisneto de Ladislau Skolimovski. Gostaria de entrar em contato com você..

Unknown disse...

Oi não sei quem vai ler isso mais saiba q o Bruno o fundador da assembléia é meu parente 😃

Artigos mais Lidos